É uma associação sem fins lucrativos, criada no ano de 1997, com a finalidade de nortear os maestros, incentivando-os a: se qualificarem, começar os ensaios das Bandas junto com o ano letivo, com vistas para a formação ética e pedagógica dos estudantes, fomento à cultura, organização, coordenação e realização dos: desfiles, encontros, capacitações, concursos e festivais de Bandas e Fanfarras.

Nos primeiros anos a ABANFARE-PE, tornou-se parceira das forças armadas na organização do desfile oficial do 07 de setembro, onde é responsável até hoje, pelos pelotões da rede Estadual e Particular de ensino além das entidades civis que participam do desfile, deu apoio aos encontros de bandas nos bairros e assumiu o legado dos concursos quando o 4º exército deixou de promove-los criando os concursos tradicionais existentes até  hoje.

Com o passar dos anos o seguimento ficou mais fortalecido, os projetos foram tomando uma nova dimensão. O então Governador do Estado de Pernambuco o Sr. Eduardo Campos, (em memória) firmou um decreto lei que prevê, que a Copa Pernambucana de bandas e fanfarras, seria uma das prioridades tratadas na secretaria de educação; Surgiu então a I COPA PERNAMBUCANA DE BANDAS; e o convênio de cooperação técnica com a secretaria de educação do estado.

Presidente: Lourenço Maurício da Luz Neto 
Endereço: Av. Norte, 4766 - Rosarinho
Site: https://www.abanfare.org
Fanpage: http://www.facebook.com/abanfarepe
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.